https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEsjChjzp3FnwpFAZQfxaiWPaua2ndl19OItZ_7C3E_6xH_nd5pW32SyNfiap6P-9nolAY4CN6bvM6UzR_fLldYcyngpvPFup6LHQ1TKJaUHsxDub1h2pQohvuSc5KxDMUTTglj6N9s40/s200/simpatia_quase_amor_verde.jpg

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cidade de Goiás ou Goiás Velho:

Terra de Cora Coralina e Arcelina Helena Publio Dias
Praqueles que não sabem, Cora Coralina foi uma escritora que nasceu e morreu em Goiás Velho. Durante sua vida morou também em outras cidades, como SP e interior. Mas a magia e a beleza da Cidade de Goiás trouxeram de volta a escritora à sua cidade natal. Condecorada várias vezes, Cora escreveu contos, poesias e livros que hoje ficam à mostra na "casa da beira do rio". Local hoje preservado pelo IPHAN e aberto a visitação para turistas (pra ficar claro, a casa de Cora). Com mais de 80 anos Cora começou a fazer doces na cidade, passou os últimos anos de sua vida sendo doceira (típica comida de Goiás).

Vocês devem estar se perguntando o porque do título do post. Bem, Arcelina Helena é jornalista, empreendedora e como Cora Coralina, amante da cidade de Goiás. Com a diferença de não ter nascido lá, Arcelina, já há 1- anos morando na cidade, jurou enterrar seus ossos lá.

Quando cheguei em Goiás Velho perguntei pra minha tia o que ela fazia no dia-a-dia e ela me respondeu: "Faço de tudo um pouco". Quando ela me falou isso não tinha pensado no que poderia ser realmente essa resposta. Passei apenas 2 dias em Goiás Velho, mas puder perceber o quanto minha Tia Arcelina é querida e realmente faz parte da cidade (assim como Cora Coralina).

Aulas de ioga, inglês, jornalismo, entre outras mil coisas que ela ensina por lá. O que a vida lhe trouxe durante todos esses anos ela esta, de uma forma magnífica, passando para as pessoas daquela cidade. Arcelina mora num bairro chamado Rio Vermelho, periferia da cidade. Lá, em sua casa, recebe a todos o tempo todo. Uma pamonhada a noite, rezas em sua capela, mostrando fotos, da maneira que pode tenta sempre reunir a cidade em seu canto. Expões também para os moradores do bairro um jardim que cultiva. Lá vc encontra tudo o que é tipo de árvore e plantas, e também um espaço ótimo para fazer um picnic!!

Enfim, fica difícil colocar nesse post a vida da Arcelina em Goiás Velho. É por isso que tomo a liberdade de convidar a todos que querem conhecer uma cidade considerada Patrimônio Histórico da Humanidade e também um pouco da vida de Arcelina Helena.

Maria Teresa Publio Dias
São Paulo, SP, Brazil
Publicitária

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Luciano!

fico feliz em saber q alguem leu esse post =)

nao tem problema ter colocado no seu blog! agradeço pq é uma oportunidade de divulgar o meu!

pra quem quiser ler um pouco mais aqui vai o endereço do meu blog:

tesampa.blogspot.com

e o endereço do blog do meu mochilão, onde vc encontra esse post sobre goias velho

temochilao.blogspot.com

Beijos

© 2006-2008 all rights reserved By: Marcelo Gomes e Luciano Max® 2006-2008