Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás
O Festival de Gastronomia e Cultura

O Festival será realizado até o dia ??, e é organizado pela Associação de Restaurantes, Pousadas e Hotéis da Cidade de Goiás (ARPHOS), juntamente com a Goiás Turismo, o Ministério do Turismo e parceiros. A proposta do evento é apresentar o que os restaurantes da cidade de Goiás oferecem de melhor da culinária goiana, mas com novas leituras e inovação no uso dos alimentos típicos da região, como a guariroba, o pequi, o jiló, entre outros. A expectativa é que o município receba, durante o evento, cerca de cinco mil turistas oriundos de diferentes cidades do Estado, e também de Brasília.
Cada um dos oito restaurantes participantes contará com a presença de um chef convidado da cidade de Goiás, Goiânia ou Brasília, que apresentará para almoço e jantar releituras dos pratos já conhecidos e famosos da região. “A busca por chefs com experiência destacada no mercado é fundamental para qualquer Festival Gastronômico, porque eles valorizam a culinária local com suas receitas e ajudam a divulgar costumes com a criação de novos pratos”, afirma Ana Flávia Abrão, da organização do evento.
Ao todo serão 300 profissionais diretamente envolvidos na realização do evento e 500 indiretos. Os profissionais de atendimento receberão treinamento específico em oficinas realizadas previamente entre os dias 10 e 18 de outubro, na cidade de Goiás.
Vila Gastronômica
Este ano, além da opção de degustar os pratos do festival nos restaurantes participantes, no período noturno, a grande inovação do Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás será a Vila Gastronômica, montada pelo Sebrae. É um circuito com 600 metros quadrado, sendo dividido em dois lados de 300 metros quadrados dotados de infra-estrutura incluindo cozinhas, banheiros químicos e ambulância para apoio médico. A organização do festival contratou o projeto Cidade Limpa, mantida pela ARPHOS para garantir a organização e a limpeza de Goiás durante o evento.
Para acesso à Vila Gastronômica, será cobrado um ingresso único no valor de R$ ??,00 e que dará direito à degustação do prato de um dos restaurantes participantes. As bebidas serão vendidas separadamente.
Programação
Durante os quatro dias do festival serão realizadas oficinas de gastronomia ministradas por chefs de cozinha de diferentes estabelecimentos da cidade de Goiás e Goiânia, nos períodos matutino e vespertino na Vila Gastronômica. Os temas serão Doces Cristalizados, Empadão Goiano, Comida de Boteco, Panelinha, Frios e Escolha de Ingredientes, Vinhos, Alimentação Orgânica, Infantil, Chocolate e Risoto do Cerrado. As oficinas terão vagas limitadas. A expectativa é que o público seja formado por alunos e profissionais de gastronomia, além da população da própria cidade. As inscrições serão feitas no Centro de Educação Profissional (CEP) e na secretaria da Vila Gastronômica durante o evento.
O festival também contará com uma ampla programação cultural. A partir das 19h30 estão programados seis shows com artistas goianos.
No domingo, também será reeditada a tradicional Comida de Folia. São pratos típicos de Folia de Reis que serão servidos na Vila Gastronômica em especial para a população da cidade de Goiás. O preço do ingresso será R$ ??,00 e dará direito à degustação livre.
Serviço
Os turistas que visitarem a cidade de Goiás durante o festival contarão com uma rede hoteleira formada por 17 hotéis e pousadas com cerca de 1.200 leitos e 15 restaurantes com capacidade para seis mil refeições diárias. A expectativa é que a hospedagem durante o evento cresça em até 70%.
0 comentários:
Postar um comentário