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domingo, 18 de novembro de 2007

Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás

Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás
Festival de Gastronomia mostra que pequi e atração fomentam o turismo na Cidade de Goiás, devendo gerar R$ 1,2 milhão em negócios.
“Onde a história tem sabor” é o mote do III Festival de Gastronomia e Cultura da Cidade de Goiás, que a Agência Goiana de Turismo (Agetur), presidida por Barbosa Neto, promove desde a quinta-feira, dia 15, e que se encerrará neste domingo dia 18, na antiga Vila Boa, cidade que é Patrimônio Histórico da Humanidade. O Festival tem como madrinha a primeira dama Raquel Rodrigues, presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e tem como principal objetivo incentivar o turismo regional, valorizar a gastronomia vilaboense como um patrimônio cultural do Brasil e fomentar negócios. O festival tem apoio da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel), com patrocínio do Governo do Estado de Goiás e do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa de Goiás (Sebrae-GO). Apóiam localmente o encontro o Centro de Educação Profissional da Cidade de Goiás (CEP), a Prefeitura Municipal e a Associaçãode Restaurantes,Pousadas, Hotéis e Similares da Cidade de Goiás (Arphos).
Desde o último dia 11 estão sendo realizadas oficinas com os empresários e colaboradores dos restaurantes locais. Alunos do curso de Gastronomia da Faculdade Cambury participam do festival, unindo os conhecimentos adquiridos durante o curso à criatividade dos restaurantes da cidade. Shows, oficinas, almoços e jantares especiais, comida de folia e festim de quitandas são atrações que atraem um grande número de visitantes. Todavia, segundo Dona Ana Maria, uma das proprietárias de restaurantes, a maior procura dos visitantes é pelo arroz com pequi. Tanto os visitantes de São Paulo, quanto de Brasília e estados vizinhos como Minas Gerais, procuram por essa iguaria vilaboense e goiana. Diz Dona Ana Maria: “Tem gente que vem de fora só pra experimentar o arroz com pequi”.
Com o sabor do pequi e de outras iguarias, na avaliação de João Bosco Umbelino, superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiás), o evento gastronômico, “não se resume a gostosura de viver o festival, pois é nossa obrigação dar visibilidade às vocações dos goianos”. Dentro desse contexto, ele avalia que até o final haverá uma passagem de 4 mil pessoas pela Cidade de Goiás e um fomento em torno de R$ 1,2 milhão.
Já o consultor do Sebrae, Sérgio Augusto Monturil, afirma que o investimento da entidade no desenvolvimento do turismo na Cidade de Goiás, faz aumentar a movimentação de visitantes no município em torno de 6%, a cada ano. Afirma Monturil: “Eventos como o Afro-Goiano e da Semana Santa, junto do festival gastronômico, melhoram a visibilidade local”. Ou seja, na onda do pequi e do fogaréu, o número de visitantes a Vila Boa, cada dia aumenta mais.

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