https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEsjChjzp3FnwpFAZQfxaiWPaua2ndl19OItZ_7C3E_6xH_nd5pW32SyNfiap6P-9nolAY4CN6bvM6UzR_fLldYcyngpvPFup6LHQ1TKJaUHsxDub1h2pQohvuSc5KxDMUTTglj6N9s40/s200/simpatia_quase_amor_verde.jpg

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Festa à moda antiga atrai turistas a Pirenópolis e Goiás

Festa à moda antiga atrai turistas a Pirenópolis e Goiás

Se você é do tipo que curte sossego no carnaval e pretende viajar para passar o feriado num clima familiar, sem arruaça e barulho, mas com a dose certa de animação, seu destino pode ser Pirenópolis ou a cidade de Goiás. As duas cidades históricas anunciaram um carnaval à moda antiga, com muita marchinha, blocos de rua e sem som mecânico. A medida é em prol do sossego dos moradores, visitantes e, principalmente, em nome da preservação do patrimônio cultural.

A experiência já é bem-sucedida em várias cidades históricas do Brasil, a exemplo de Ouro Preto e Mariana, ambas em Minas Gerais, que aboliram o som mecânico no centro histórico. Para barrar a entrada de carros com som alto, a Prefeitura de Pirenópolis reforçará a segurança. Segundo o secretário de Turismo, Sérgio Rady, serão 110 policiais militares e mais 30 seguranças particulares em alerta total. “A ordem é não permitir som mecânico no sítio histórico. As vibrações das caixas de som, principalmente dos carros automotivos, abalam as estruturas dos patrimônios”, afirma o secretário.

Além disso, a intenção do carnaval de Pirenópolis é ser uma festa mais familiar, evitando assim arruaças que podem terminar em vandalismo, ameaçando o centro histórico. A animação, então, vai ficar por conta das bandas de marchinha e dos blocos, que farão uma homenagem à cultura local e sairão com figurinos que remetem às festas tradicionais da cidade, como as Cavalhadas.

Em Goiás, as festividades já começaram e o tradicional desfile do Bloco dos Sujos, em que homens se vestem de mulher, abriu oficialmente o carnaval. Outra esperada atração vilaboense é a final do concurso de marchinhas.

0 comentários:

© 2006-2008 all rights reserved By: Marcelo Gomes e Luciano Max® 2006-2008