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quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Cidade de Goiás lança moda no mundo fashion


Cidade de Goiás lança moda no mundo fashion
Empresários do setor de confecção de moda feminina de Goiânia escolhem ícones da Cidade de Goiás para ilustrar a coleção Primavera/Verão 2006

Look goiano criado para a última edição do Fashion Bussiness Rio
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Da arquitetura, história, artesanato e culinária da Cidade de Goiás sairá a inspiração para a próxima coleção
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Alfenins: doce tradional da região

Cores da Serra Dourada: matéria prima utilizada pela artísta plática Goiandira do Couto
Patrícia Masan - Goiânia

A antiga capital goiana, a Cidade de Goiás (GO). Esse foi o tema eleito por empresários de confecção de moda feminina de Goiânia para criar a próxima coleção primavera/verão 2006/2007, que irá representar a moda goiana na próxima edição do Fashion Business Rio. O evento marcado para 7 a 12 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), possibilitará o contato direto de representantes de micro e pequenas empresas do setor com potenciais importadores. Em Goiás, os preparativos estão a todo vapor. Empresários do projeto de moda feminina de Goiânia participaram, no último final de semana, de uma visita técnica à ‘cidade-tema’.

A arquitetura dos casarões, chafarizes e igrejas, a história dos becos e museus, as letras de poesias e músicas, a culinária tradicional de alfenins e do empadão goiano, as festas religiosas e folclóricas, como a procissão do fogaréu, e até personalidades, como Cora Coralina, Poteiro, Siron Franco e Goiandira do Couto foram observados por designers e estilistas que serão responsáveis pela criação de looks inéditos e criativos. Segundo os empresários, a cidade que sustenta o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade reúne vários elementos que representam a cultura e história dos goianos.

Confecções
A participação das confecções e dos pólos regionais no Fashion Business Rio é resultado de um trabalho feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae em Goiàs), que inclui visita às empresas, consultoria em design, formação de preços e atendimento ao cliente, apoio na produção das peças e elaboração de material promocional, entre outras ações. As coleções espelham a orientação de agregar valor às peças por meio do aproveitamento das características locais. A estratégia, segundo Cássia Corsatto, gestora local do projeto, é deixar claro aos criadores e empresários que, quanto maior for a presença do que torna única cada região, melhores serão os resultados. “A idéia é criar peças comercializáveis, com foco no comércio internacional, sem perder as características locais”, explica.

Ângela Maria Barbosa, proprietária da Ferro de Brasa, um confecção de jeans que está há 14 anos no mercado, vai participar pela primeira vez da Fashion Business Rio. A empresária conta que está animada com o tema e com o evento. “Vamos ter muitos elementos para buscar inspiração. Os traçados das ruas de Goiás, a arquitetura e a culinária, são elementos ricos. Acho muito importante divulgar o nosso produto em feiras internacionais. Fazemos uma moda que é elaborada, fashion e tem estilo. Para mim, é a melhor do Brasil”, ressalta a empreendedora, que emprega 60 empregados diretos e mais 60 indiretos, e possui três lojas em Goiânia, uma em Belém (PA) e outra no Macapá (AP).

Leilão
O Sebrae, dentro do projeto Costura Brasil, realizou, no Rio de Janeiro um leilão dos looks que foram produzidos pelos 11 pólos de confecções para a edição de janeiro passado do Fashion Business Rio. O look que representou a cara de Goiás foi criado pela estilista carioca Alessandra Migani, em parceira com empresários goianos e com o Núcleo de Design de Anápolis, teve o lance inicial de R$ 1.300,00. De acordo com a gestora local, se a peça for vendida, a renda será entregue para ao Núcleo de Design de Anápolis, o qual reutilizará o recurso para a produção da próxima peça, dando continuidade ao projeto.

Serviço:
Fashion Business Rio

Unidade de Acesso à Tecnologia do Sebrae em Goiás: (62) 3250-2210
Ferro de Brasa: (62) 3233-5580
Unidade de Comunicação e Marketing
Agência Sebrae Goiás de Notícias: (62) 3250-2368

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