https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiEsjChjzp3FnwpFAZQfxaiWPaua2ndl19OItZ_7C3E_6xH_nd5pW32SyNfiap6P-9nolAY4CN6bvM6UzR_fLldYcyngpvPFup6LHQ1TKJaUHsxDub1h2pQohvuSc5KxDMUTTglj6N9s40/s200/simpatia_quase_amor_verde.jpg

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Carnaval de Goiás é aberto com marchinhas e desfiles

Carnaval de Goiás é aberto com marchinhas e desfiles
Marchinhas e desfiles de escolas de samba marcaram o primeiro dia de carnaval na histórica cidade de Goiás. O grito oficial de abertura da folia aconteceu no início da noite de ontem. Expectativa é de que 15 mil pessoas passem pela antiga capital do Estado nos quatro dias de festa.
As cores alegóricas da folia mudaram a imagem de Goiás, enfeitando as ruas e fachadas dos prédios antigos. A Praça do Coreto, principal ponto de encontro dos turistas, foi palco do desfile das escolas de samba e das músicas de marchinhas, elaboradas pelos próprios foliões e eleitas em concurso na sexta-feira. Entre as marchinhas escolhidas que compõem o CD, estão as músicas Sonho de Carnaval; Jóia Rara; e Carnaval é em Goiás.
O carro alegórico do Rei Momo, Rainha e Princesa, principal tradição, esteve na linha de frente do cortejo, que percorreu as ruas da cidade até a Praça do Coreto, onde ocorreu show com a Banda Tapuio. As três escolas de samba, Mocidade, Leão de Ouro e União, fizeram o desfile de muitas cores. Um grupo de capoeira local aproveitou a movimentação na praça para se apresentar ao público.
A secretária municipal de Turismo, Mara Publio de Souza Veiga, afirma que o carnaval em Goiás é rico, pois traz a cultura histórica do município, lembrada nas marchinhas e desfiles. Ela informa que os hotéis estão lotados e com a maioria das vagas reservadas.
Thais Laine, 18, estudante de Turismo, mora em Goiás há um ano. Ela destaca que a chegada dos turistas e o ritmo de carnaval representam momento diferente na rotina da cidade. Com as amigas na Praça do Coreto, entram no clima das marchinhas de carnaval. “Este carnaval é rico em samba e cultura”, afirma.
O bacharel em Direito Raphael Neves Siqueira, 24, acompanhado dos amigos João Paulo Diniz, Vitor Araújo Furtado e Rogério Neves, moradores do Setor Sudoeste, em Goiânia, pela primeira vez participam do carnaval em Goiás. Raphael destaca que é importante perceber a riqueza da cidade e a animação com os amigos. Aproveita a festa para conhecer novas pessoas e aumentar sua rede de relacionamentos.
A universitária Paula Lúcia, 18, afirma que o clima de carnaval, misturado ao clima histórico, é o que a atrai e a sua família para a cidade. Ela mora no Setor Coimbra e pretende ficar até o último dia da folia. “A cidade tem um clima diferente.”

atração
O ritmo de carnaval é contagiante também às margens do Rio Vermelho, onde turistas se reúnem e o som automotivo é a principal atração. A prefeitura da cidade criou este ano a Praça de Eventos, denominado Largo do Matadouro.
As principais atrações é o som automotivo com DJ Cavanhaque e Show com a Banda Alternativa e Xeque Mate, que começou depois das 22 horas. Para hoje, está programado som mecânico na Praça do Coreto e desfile das escolas de samba, na Avenida Beira Rio.
Na segunda-feira haverá matinê e durante o dia desfile no Bloco Raizêus, saindo do Largo do Rosário até a Praça do Coreto. E show durante a noite na área de eventos. No último dia, haverá desfile de outros blocos carnavalescos e a eleição das escolas de samba vencedoras.

0 comentários:

© 2006-2008 all rights reserved By: Marcelo Gomes e Luciano Max® 2006-2008